Área de Processos – Centralizar ou Descentralizar?

Por Fernando Menchini

ProcessoPouco tempo atrás recebi uma ligação de um amigo perguntando a minha visão sobre a centralização ou

descentralização da área de processos. Esta preocupação é frequente na maioria das empresas que possuem ou estão trabalhando para a organização de uma área de processos e, nos últimos anos notamos que a necessidade de documentação de processos sempre traz este questionamento.  Afinal, por que é necessário manter os processos documentados e atualizados?

Em primeira instância, processos precisam ser documentados e atualizados visando à manutenção da conformidade para com as normas e regulamentações vigentes que exigem o entendimento do funcionamento do negócio. Além disso, a documentação e gerenciamento dos processos de maneira contínua permite que as organizações aperfeiçoem seus recursos, avaliando constantemente os processos e garantindo sua transparência. Ainda sim permanecem os desafios da documentação dos processos de negócio de forma que eles representem a realidade, e de mantê-los atualizados.

O primeiro passo para a documentação e gerenciamento de  processos é a montagem de uma força tarefa nas áreas de negócios e processos, e/ou contratar uma consultoria para documenta-los. Em seguida há que se definir o que será feito com as informações obtidas através da documentação. Deixar estas informações paradas terá sido um desperdício de recursos, dado que houve um investimento de tempo e recursos para a realização desta atividade.  A Governança de Processos é a disciplina encarregada da manutenção contínua dos processos e, mais ainda, preservar os investimentos feitos em processos. Muito discutida nos dias de hoje a Governança de Processos irá disciplinar a organização para preservar seus investimentos, com perfis e responsabilidades claros, padrões e ferramentas que consigam garantir a manutenção destas documentações. Já há algum tempo as consultorias vem se propondo a criar dentro das empresas uma área que seja a responsável por manter e buscar na prática o que chamamos de melhoria contínua para as organizações utilizando a documentação destes processos. Por fim, qual é o modelo ideal desta Governança, ela deve ser centralizada ou descentralizada?

Primeiramente há que se esclarecer que um modelo de Governança centralizada é aquele onde tantos as regras quanto à responsabilidade de documentar os processos ficam por conta da área de processos. Neste caso a área de negócio só é envolvida no momento em que for preciso investigar novos ou modificar o processo. Enquanto o modelo de Governança descentralizado exige que a área de negócio seja a responsável pela manutenção contínua dos documentos de processos e melhoria dos mesmos.

Em particular, temos que a Governança descentralizada é a ideal para as companhias na atualidade. Inicialmente concentrar a Governança na área de negócios poderá parecer complicado. Tendo em vista que o papel da Governança de Processos é criar padrões e buscar ferramentas que facilitem a manutenção destes documentos de processos, a atuação das áreas de negócio da companhia faz com que o tempo para que se faça a captura dos processos e análise seja menor, otimizando ainda mais o uso dos recursos investidos para se estabelecer esta disciplina.

Sem duvida a Governança de Processos não é instaurada da noite para o dia.  Inicialmente a área de processos terá que estabelecer um objetivo e um plano para concretizar, pois é necessário investimento em educação e conscientização como também em ferramentas que permitam viabilizar esta descentralização com mais controle e monitoramento dos padrões e objetivos que se deseja alcançar. A concretização deste modelo é sem duvida  uma visão de longo prazo e para que os processos estejam sempre orientados aos objetivos e estratégia corporativos, e disciplina e trabalho duro são essenciais.

Por fim, estabelecer uma cultura e um padrão para os processos corporativos é, sem dúvida nenhuma, uma tarefa contínua e que demanda esforço constante, seja ela descentralizada ou centralizada. No entanto, quanto maior for o número de envolvidos ou a descentralização, melhores são as chances da construção e disseminação da cultura dos processos onde todos podem e devem contribuir para o sucesso desta empreitada.

 

This post was written by:

- who has written 3 posts on AOGEA Brazil.


Contact the author

Traduzir

Pesquisa AOGEA

Would you attend to an official EA framework eLearning course?

View Results

Loading ... Loading ...

Parceiros de Conteúdo


Rede Social de Arquitetura




Calendar

July 2014
M T W T F S S
« Nov    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Siga-nos no Twitter


Follow us on Twitter

Arquivo